Translate

quinta-feira, 19 de março de 2015

Melhorias na criação

A criação melhorou um pouco. De um total de 60/70 ovos acabaram por nascer 35 canários, sendo que os restantes estavam brancos ou a ave morreu no interior. Devido a problemas que julgo serem relacionados com tratamentos preventivos excessivos, morreram 9 canários/crias. Com os tratamento que efectuei e porque achava que iam morrer todas as crias, consegui "salvar" 26 que já se encontram anilhados. Acho que o produto "Especial Cria" é um bom coadjuvante na criação, bem como o Complexo B, a Colina e o AD3EK. Foi com estes produtos que a criação melhorou. Para o ano vou eliminar alguns tratamentos, a começar pelo tratamento para as tricomonas que eu acho ser agressivo para as aves e vou substituir antibióticos por probióticos. Tenho que ir de encontro ao que me foi dito pelo Sr. Rui Belchior, um criador conceituado e metódico que percebe muito sobre assuntos relacionados com a criação de aves. Também tive problemas com o Pedido de Anilhas. As minhas ainda não chegaram mas tive a sorte de um amigo me emprestar anilhas oficias. Ainda sobre o problema que tinha com uma canária arlequim que estava junta com o Llarguet e que não punha ovos, já descobri qual é o problema. A canária come os ovos. Tirei o Llarguet e pus lá um macho arlequim e ela chegou a pôr um ovo, depois não pôs mais nenhum ou se pôs comeu-o logo e ao fim de dois ou três dias vi aquele ovo que ela tinha posto no fundo da gaiola, sem casca, só a gema e a clara. Vou estudar sobre soluções a adoptar quando as fêmeas comem os ovos, parece ser falta de luz, falta de cálcio e falta de vitaminas.

Sem comentários:

Enviar um comentário