Translate

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

As minhas aves deste ano (2015) e o estado da criação.

Todos os anos caio em tentação e compro algumas aves. Mas parece que nunca compro as aves que quero e que fico sempre insatisfeito. No local as aves parecem-me boas mas quando chego a casa e as coloco ao lado das minhas vejo que são tão boas como as minhas e, em alguns casos, piores. Adquiri ao Sr. Ricardo, de Oeiras, duas fêmeas de que gosto pelas cores que apresentam e pelo formato do corpo contudo em tamanho corporal e em tamanho da canela deixam muito a desejar. Tive logo a noção de que eram pequenas mas precisava mesmo de duas fêmeas e por isso tive mesmo que comprar pois já havia pouco ou nada à venda. Adquiri um macho poupa ao Sr. Rui Silva e esse sim, é uma ave que me agrada, com porte, canela alta, variegada, com uma poupa bem definida e, talvez o único senão, seja o factor vermelho muito pouco presente. A criação até agora parece estar a correr bem, a julgar pelo número de ovos que tenho nos ninhos, perto de 60 ovos, mas receio que muitos deles possam não estar galados. O facto dos ovos não estarem galados suscitou-me dúvidas quanto ao dia em que se deve colocar à disposição do casal o ninho. Após feita toda a preparação das aves, com machos e fêmeas separados, coloquei-os em gaiolas separadas de forma a ver como melhor ficavam os casais. Depois dei cerca de 14/15 horas de luz às aves e passados dois ou três dias juntei os casais. Coloquei os ninhos ao terceiro e quarto dia em que estavam juntos e logo me apareceram ovos em muitos casais. Será que estão galados ou deveria ter esperado mais tempo? Possivelmente só os primeiros ovos estarão galados. Tenho que estudar mais sobre o acasalamento, fecundação e formação do ovo. Pelo que li, o ovo demora 25 horas a formar-se, mas isso inclui a fase da fecundação? Ou quanto tempo ocorre desde que o ovo é fecundado até ao momento em que a ave o deposita no ninho? Tenho que estudar mais sobre estes assuntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário